Contabilidade mineira chega a 50 anos e diz que desafio do Brasil é contábil




Há 50 anos, a realidade empresarial era completamente diferente dos dias atuais. O trabalho administrativo era predominantemente manual, não existia o CNPJ, criado apenas em 1980, e não se pagava Cofins. Os primeiros talões de nota fiscal e o Programa de Integração Social (PIS) acabavam de surgir, na década de 1970, e foi nesse cenário que a marca mineira Decisão Contabilidade iniciou sua jornada. Um caminho que seguiu em paralelo a muitas mudanças econômicas, de legislação e de inovações tecnológicas, chegando a meio século de história e desafiando o mercado onde a idade média das empresas chega a 11,4 anos, conforme dados do IBGE.


O dado é de 2021 e mostra que, para muitas empresas, é grande o desafio de manter o CNPJ de pé uma vez que tem sido progressivo o movimento de queda na idade empresarial: 2021 está abaixo da média de 2020 (11,6) e da de 2019 (11,7 anos). Contrariando a estatística e fazendo uma viagem no tempo, o fundador e presidente da Decisão Contabilidade, José Xavier, revela os desafios e enumera os pilares que sustentaram os 50 anos de história da empresa. 


"Chegamos até aqui porque fazemos contabilidade prática, uma contabilidade que é útil a pessoas. Não fazemos só guias de impostos. Trabalhamos com nossos clientes para que eles entendam relatórios, o balancete e a situação financeira da empresa, justamente para que eles tomem decisões muito mais acertadas", afirma o presidente que iniciou a carreira na contabilidade como estagiário em 1971 e fundou a Decisão em 1974.


De lá pra cá, foi contador geral da Prodemge, fundador e presidente do sindicato que representou as empresas de contabilidade em Minas (Sescon/MG), além de conselheiro, vice-presidente e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG). Com experiência acumulada ao longo de tantos anos, o executivo alerta sobre um desconhecimento geral da população sobre contabilidade e para o consequente prejuízo resultante disso.


"A contabilidade é uma ciência social, mas que controla a economia nacional, porque registra de forma científica a vida econômica das pessoas, das empresas e do país como um todo", ressalta. E vai além: "Se as empresas gastam mais do que ganham, elas vão quebrar. E, infelizmente, muitos empresários fecham os olhos para isso".


Este ponto foi a grande oportunidade percebida pela Decisão para que a empresa seguisse o caminho sólido e longevo de meio século. "Cerca de 90% dos clientes que recebemos são de empresas com problemas no balancete, dívidas e demonstrações contábeis que não refletem a realidade por falta de análise. Na Decisão, não só organizamos a vida financeira da empresa, mas trazemos o empresário para o processo, com didática, para fazê-lo entender os números de seu negócio", afirma Xavier, lembrando que viu muitas contabilidades ficando pelo caminho por não se atentarem a esse trabalho de orientação do cliente.


Inovação é marca registrada


Ao abrir o baú da história, o presidente destaca ainda a importância de a empresa ter se atualizado em todos os aspectos, sejam normativos ou de infraestrutura, mas principalmente no quesito inovação tecnológica. "Investimos em sistemas, computadores, informatizamos nossos processos e nos transformamos no mercado contábil para nos mantermos dinâmicos e competitivos", conta. 


De acordo com o presidente, o uso de ferramentas digitais, como softwares de gestão, atendimento remoto e automação, permitiu que a empresa pudesse reduzir significativamente o tempo com tarefas manuais, minimizar erros e focar em atividades mais estratégicas, como análise de dados e consultoria financeira. "O investimento em inovação também fortaleceu nossa segurança dos dados, um aspecto cada vez mais crítico no ambiente contábil", afirma.


De olho no futuro 


Ao olhar para frente, a empresa que superou tantos desafios ao longo de meio século já vislumbra um futuro ainda mais inovador e pretende investir cada vez mais em tecnologias emergentes e outras soluções de inteligência artificial. "Esses avanços têm potencial para revolucionar o setor, automatizando tarefas repetitivas, melhorando a precisão das análises financeiras e oferecendo insights mais rápidos e personalizados para os clientes", afirma o presidente.


Sobre a Decisão


A Decisão é uma empresa familiar que realiza uma gestão contábil completa a centenas de clientes em todo o Brasil, devido ao desenvolvimento de uma inteligência própria, aliada ao investimento frequente em tecnologia e atendimento personalizado que transforma dados em informações estratégicas.


A empresa possui sede própria de aproximadamente 700 m², em excelente localização na capital mineira. Dotada de infraestrutura 100% informatizada e com total acessibilidade a necessidades especiais, é composta por uma equipe com mais de 60 colaboradores.


Fotos: Decisão Contabilidade/Divulgação


Assessoria